CÍRCULO DE ESTUDOS

Os livros e leitura como ferramenta de construção ética, estética e humanística a serviço de um mundo mais humano.

Mais que um grupo de estudos, o Círculo de Estudos Umanisté é um laboratório que se desdobra em uma experiência de leitura e produção criativa.

O "Círculo de Estudos" é uma iniciativa que pretende, por meio de encontros específicos,  promover a leitura  em grupo de textos clássicos de literatura e filosofia com a finalidade promover aprendizado humanístico direcionado ao estabelecimento de estratégicas psicossociológicas para a compreensão do mundo.

O grupos são coordenados por um tutor, que possui instruções para agir como um facilitador, e não como uma "autoridade", sendo o princípio fundamental o estabelecimento de uma rotina de reflexão sobre a realidade orientada a produção intelectual por meio de diário de leitura e fortalecimento da percepção sobre si mesmo e sobre o mundo e buscando aplicações à vida prática.

Um outro principio que tangencia o trabalho é a capacitação individual para a compreensão dos textos clássicos, com o objetivo de unir as visões sobre o entendimentos principais  por meio do método exlético (ver Counselling), evitando assim impôr interpretações pessoais ou forçar o conflite de ideias. O foco metodológico do círculo de estudos é a construção de conhecimento a partir do encontro dialógico e não do conflito dialético.

Embora tenha sido inicialmente feito para o enfrentamento de questões éticas e humanísticas, o círculo de estudos, podem ser utilizados para fortalecer relações de grupos profissionais, auxiliar na resolução de conflitos e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.

A dinâmica de dará, em formato de laboratório criativo, em duas etapas:

Na primeira etapa, realizar-se-á a leitura em grupo do texto clássico, as anotações de impressões e sentimentos no caderno de leitura. Esse processo pode ser realizado em 4 a 10 encontros, dependendo do tamanho e complexidade do texto escolhido, sempre coordenador pelo mediador.

Na segunda etapa, a partir das anotações, será proposto a construção de textos autorais (ensaios, crônicas, poesias, contos, etc) ou mesmo memoriais ou relatos da experiência durante o  círculo de estudos.


Caso haja interesse em participar de nossa experiência, mande um WhatsApp, que enviaremos informações sobre a organização do "Círculo de Estudos".

Grande abraço,

GMgz