Lendo Ginsberg

( crônica )


Escritor é meio fuxiqueiro. É um efeito colateral da curiosidade. Leva-se a busca por histórias e ideias tão a sério que o pudor em ouvir conversa alheia vai sendo colocado de lado. Comigo não é diferente. Domingo, enquanto almoçava num restaurante da minha cidade, escutei um casal conversando. Juro que queria mesmo seguir lendo o livro “Mente Espontânea” sobre Allen Ginsberg. Mas, o casal chamava minha atenção. Daí o ofício de escritor falou mais alto que o vício de leitor.


Eles tinham entre 60 e 65 anos. Típico casal volta-redondense. Provavelmente eleitores de Bolsonaro. Como sei? Ofereciam clara resistência a usar máscaras. O garçom teve que alertá-los ao menos duas vezes. Fora isso, o casal usava com relativa frequência as palavras “comunista” e “esquerda” naquele tom excessivamente pejorativo que só um extremista desinformado usa.


Mas, enfim, o casal almoçava. Ele bebia cerveja, Ela, vinho. Eu, sozinho escutava o papo. Aliás, bem desinteressante. Tanto que chamou minha atenção. O casal aparentava ter boas condições econômicas. Condição, aliás, que permitiria que fossem mais cultos e bem informados. Mas, o gosto pela estupidez falava alto. O irracionalismo e a falta de bom senso gritavam naquela mesa.


Nesse momento, já enjoado, olhei para o livro sobre a mesa e recordei-me de “Uivo”, o grande poema de Ginsberg, aquele poema que o tornou famoso, e pensei: precisamos de um uivo à brasileira, um grito contra essa mentalidade fascista e moralista que jorra pelas cidades; um uivo contra essa gente frívola, indiferente, alienada e potencialmente perigosa que despreza o pobre, negros e LGBTQIA+; um uivo contra a hipocrisia da família cristã e dessa gente de bem.


Essa gente quadrada, aprisionada em uma gaiola ideológica, fez-me recordar de uma frase de Ginsberg: “Nossas cabeças são redondas para que o pensamento possa mudar de direção”. Mas, para quem acha que a Terra é plana, falar em cabeça redonda e mente aberta é um desafio.


Esqueci o casal e voltei para Ginsberg.


( por Giovani Miguez )





17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo